Notícias

Plástico de cartões e máquinas de pagamento dos últimos 10 anos equivalem a 20 estádios do Maracanã

Em um mundo no qual os cartões e máquinas de pagamento são cada vez mais fabricados, o impacto do uso do plástico aumenta, é o que mostra o estudo Dinheiro Sem Plástico: Manifesto pelo fim dos cartões e maquininhas no mercado de pagamentos brasileiro, realizado pela agência O Mundo Queremos. Atualmente, a área ocupada pelos cartões e maquininhas dos últimos 10 anos no Brasil é equivalente a 20 vezes a do Maracanã, o Estádio Jornalista Mário Filho, localizado no Rio de Janeiro. Só no ano passado, foram produzidas 20 milhões de maquininhas no Brasil, um aumento de quase 500% se comparado ao total de 2012.

Somente nos últimos dez anos no Brasil foram emitidos cerca de 450 milhões de cartões de débito e crédito, além de 95 milhões de maquininhas de pagamento. Este contingente, que representa mais de 15 mil toneladas de plástico no mercado, equivale a 14 vezes o peso do Cristo Redentor, é o que diz o relatório. Por esse motivo, o documento ressalta a necessidade de ações mais agressivas para reduzir o uso de plástico no setor de pagamentos.

Fonte da matéria:

https://exame.com/esg/plastico-de-cartoes-e-maquinas-de-pagamento-dos-ultimos-10-anos-equivalem-a-20-estadios-do-maracana/

×